Trabalho 1
1- Leia atentamente a notícia que se apresenta:
Meios de Comunicação – Mass Media
Os mass media são meios de comunicação, que se traduzem em instrumentos utilizados para a realização do processo comunicacional.
Os principais meios de comunicação na sociedade actual são: televisão, rádio, jornal, revistas, cartazes, e Internet.
Todos eles têm como principal função informar, educar e entreter de diferentes formas, com conteúdos seleccionados de forma a atingir os diferentes tipos de público-alvo.
A importância dos meios de comunicação, para a sociedade, assenta principalmente em dois factores. Em primeiro lugar, e embora concorram, em termos de influência, com outros agentes mediadores, como a escola ou a família, os meios de comunicação suportam conteúdos que contribuem para os processos de produção e construção, de reprodução e reconstrução e de representação social da realidade e da cultura, desde logo porque têm um papel na prescrição dos comportamentos e atitudes aceitáveis e convenientes no meio social, porque fazem circular a informação, podendo promover o conhecimento, e porque estabelecem os parâmetros da normalidade e os referentes sociais sobre a realidade. Em segundo lugar, os meios de comunicação, enquanto artefactos técnicos e não apenas enquanto difusores de mensagens, terão tido e têm também um papel relevante na determinação da história das civilizações, das sociedades e das culturas, contribuindo para a globalização.
Os novos media, como a internet são um veículo multimédia por excelência, que suporta combinações de texto escrito, imagens (fixas e animadas) e som. A interactividade é outra das marcas de alguns destes novos meios, que permitem não só a capacidade de produção e de escolha, mas também, por exemplo, a capacidade de falar com desconhecidos. Com os novos media, sem fronteiras, de difícil controlo, em grande medida não institucionalizados e que "pertencem" aos participantes, estão mesmo a surgir novas formas de expressão e comunicação que têm influência nas relações sociais e nos processos de produção, reprodução, representação, construção e reconstrução da realidade e da cultura.
Influencia dos mass media sobre a opinião pública
Os meios de comunicação de massa podem ser usados tanto para fornecer informações úteis e importantes para a população, como para influenciar, moldar a opinião pública…determinar um modo de pensar, induzindo certos comportamentos e aquisição de certos produtos, por exemplo as variadas publicidades televisivas.
Através da publicidade, noticias, slogans, cartazes os mass media podem influenciar a opinião publica sobre determinado tema, e até mesmo levar a população ao consumismo, mas por outro lado permitem-nos estar a par do que se passa no mundo, os meios de comunicação são a nossa janela para o mundo.
Cabe aos órgãos responsáveis fiscalizarem que tipo de informação está a ser transmitida por esses meios, e ao receptor das informações ter consciencialização para seleccionar e analisar as informações que considerar úteis para si, denunciado os abusos aos órgãos competentes.
Existem vários meios de comunicação, tais como:
-Sonoros: telefone, rádio
-Escrita: jornais, diários e revistas
-Audiovisuais: televisão, cinema.
a) Após a leitura do texto, anterior, reflicta sobre a importância dos mass media na sociedade actual e de acordo com a sua experiência de vida refira quais os mass media que mais influenciam o seu quotidiano e de que modo.
A televisão é uma janela para o mundo. Infelizmente é usada para mostrar um mundo mau, agressivo. Frente a um mundo assim, as pessoas tendem a tornarem-se seres humanos piores. Esta janela horrivel que se abre diante dos nossos olhos serve de péssimo exemplo, ensina a criminalidade, a agressividade e não ensina a agir corretamente, trata as pessoas honestas como se fossem exceção e crimes como se fossem banalidades diarias.
A televisão deveria usar o poder que tem para ajudar a melhorar o mundo, mas pelo contrário, ensina as crianças, jovens e adultos a enganar o poder, a prejudicar os iguais, a conseguir o que se quer a qualquer custo, a desvalorizar os seres humanos, os animais, a ser desonesto, desvalorisa valores importantes para se conviver em sociedade.
No entanto, os meios de comunicação também podem ser o veículo de uma subtil “lavagem cerebral” que vai sendo progressivamente incorporada e se traduz numa determinada visão do mundo em que tudo o que existe, existe por si mesmo.
Os média são uma forma de libertação, de emancipação. É com os mass-média que se assiste à libertação das diferenças, das minorias étnicas, sexuais, religiosas, culturais e estéticas, que nos obrigam a tomar consciência da historicidade, contingência e limitação dos sistemas de valores e culturas, a começar pelos nossos, que são apenas mais uns, num mundo de culturas diferentes. Afinal vivemos num mundo múltiplo, experimentando a nossa liberdade, como permanente oscilação entre pertença e desenraizamento.
(Observação: A reflexão deve conter no mínimo 200 palavras e deve apontar consequências positivas e negativas dos mass media em diferentes contextos. Ex.:influência no poder de decisão, ilustrando com exemplos concretos).
b) “Vivemos numa Sociedade cada vez mais dominada pelos mass media, até ao ponto de aniquilarmos a nossa própria opinião.”
Concorda com a afirmação? Comente a frase anterior referindo como a opinião pública se deixa manipular pelos mesmos. Na elaboração da sua resposta tenha em conta alguns casos mediáticos registados na sociedade actual e refira se considera que o trabalho desenvolvido, pelos mesmos, tem sido positivo ou negativo para a Sociedade.
Sim Concordamos com a afirmação, Cada vez mais na nossa sociedade estão presentes cenas de Wrestling, práticas de novos desportos radicais (ex.: parkour), personalidades seguidas por personagens fictícias, calões do dia-a-dia baseados em novelas/séries..., tudo isto por influência dos mass-media.
Os métodos de persuasão usados nas comunicações estão a atingir cada vez mais um nível de utilização superior e a ser usados de uma forma mais oculta, de modo que sejam quase imperceptíveis. Todos os dias somos “bombardeados” na televisão, na rádio, na Internet e nos meios de comunicação impressa com políticos a quererem fazer acreditar os eleitores da veracidade do seu discurso, com anúncios de produtos em que na maior parte das vezes a qualidade real não corresponde ao revelado… entre outras coisas. Resumidamente, os textos dos media estão cingidos a vender ou promover algo através da influência no comportamento do indivíduo.
As formas de persuadir usadas na publicidade são diversas, como: dizer que o que estão a tentar vender é o melhor produto, dizem a forma como funciona e porque é que são úteis, dizer que o produto permite viver os seus sonhos, dar sempre um produto de oferta, um desconto, um bónus, que não permite ao destinatário da mensagem ter uma conclusão imediata do real valor do produto.
Os políticos e outras pessoas que discursam na televisão e na rádio usam os seguintes métodos: pressão psicológica (ex.: se isto não for assim, acontece algo de grave…), criar credibilidade (ex.: transmitindo uma falsa posição de que podem confiar sem reservas), uso de factores que sensibilizam o outro (tocar em ponto sensíveis que o auditório gosta de ouvir) e a habilidade verbal (ex.: usam vocabulário elaborado e falam de uma maneira que uma pessoa comum não percebe, pensando que o que dizem é de facto uma boa ideia).
2- Já alguma vez pensou como se transmitem as comunicações via satélite?
Primeiro satélite de comunicações chegou a órbita há mais de 45 anos
Balão esférico lançado pela NASA brilhava mais do que a maioria das estrelas
Um dia, um enorme balão esférico passou a transmitir ondas de rádio. Assim se conta a história, depois do dia 12 de Agosto de 1960, altura em que os Estados Unidos da América lançou o primeiro satélite de comunicações do mundo: o Echo 1. "Numerosas experiências culminaram com este lançamento. O Echo 1 não só provou a possibilidade de transmissão por pequenas ondas de e para satélites no espaço, como demonstrou as potencialidades dos satélites de comunicação. O sucesso do Echo I, esteve mais relacionado com o nível de exposição dos serviços de comunicação via satélite do que qualquer outro", escreveu Leonard Jaffe, o director do programa de comunicações da NASA.
Estava, desta forma, dado o primeiro passo para o desenvolvimento de uma nova era ao nível das comunicações. Com capacidade para transmitir 12 ligações telefónicas simultâneas ou um canal de televisão, o Echo 1 transmitia sinais entre duas estações de rádio no solo, sem amplifica-las.
Era também um veículo utilizado para calcular a densidade da atmosfera e a pressão solar. O satélite era visível a olho nu a partir da terra, uma vez que era mais brilhante do que a maior parte das estrelas e era, provavelmente, visto por mais pessoas do que qualquer outro objecto lançado pelo homem para o espaço.
No final de 1960, havia 44 satélites em órbita, numa corrida espacial entre a ex-URSS e os EUA impulsionada pela Guerra Fria. Apenas dois anos depois, o Telsatar 1 foi o primeiro capaz de transmitir sinais de televisão ao vivo e de telefonia entre a Europa e os Estados Unidos e em 1964, os Jogos Olímpicos de Tóquio entraram para a história como os primeiros a serem transmitidos para o mundo via-satélite. Os cientistas acreditam que a Terra pode suportar até 15 mil objectos a gravitar em seu redor
Fonte: http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=3889&op=all
A comunicação via satélite tornou-se, desde a sua criação, a maior evolução do homem no que concerne às comunicações. Com a comunicação via satélite foram registados vários progressos, nomeadamente na área das geociências, das telecomunicações e do transporte aéreo, o que melhorou substancialmente a segurança e o desenvolvimento mundial.
Com o avanço das tecnologias em microinformática, o satélite passou a ser também o mais importante meio de transmissão de dados, podendo interligar qualquer parte do mundo em tempo quase real.
Os problemas de comunicação por satélites podem ficar a dever-se:
-À atmosfera que ao provocar reflexões de onda, provoca atrasos e erros
-Variação da intensidade do sinal devido a propagação multipath
-Interrupções no sinal devido a shadowing
-É necessário ter em conta que quanto maior a distância, maior o dispêndio de energia dos equipamentos (tanto em terra como no satélite).
Como funcionam as comunicações via satélite?
O sistema de transmissões de rádio via satélite consiste basicamente em emitir um sinal comum, gerado pelo sistema convencional de rádio em estúdio para um canal digital que existe nos satélites de comunicação e por sua vez, fazer com que este sinal seja retransmitido ao mesmo tempo para outra região do planeta. Podemos entender então que o satélite não é nada mais do que um espelho que reflecte os sinais para regiões mais distantes aquelas onde foi gerado.
O sistema básico para emissões via satélite consiste numa antena parabólica de tamanho entre 2,5 e 12,5 metros de diâmetro, um sistema que vai automaticamente enviar e receber os sinais do satélite e vice-versa e também um sistema de controle remoto do sinal trabalhado ainda no satélite.
Todo o sistema de radiodifusão de sinais de rádio ou televisão consiste em trabalhar muito bem o sinal de áudio ou vídeo gerado num estúdio e fazer com que seja enviado para um satélite que irá então reencaminhá-lo para outros destinos.
a) Após a leitura do texto anterior, diga qual o objectivo dos satélites de comunicação e descreva em breves palavras como funcionam os mesmos.
Os satélites de uso civil têm objectivos pacíficos: descobertas científicas, teste de novas tecnologias, levantamento de recursos naturais, auxílio a tarefas diversas que, sem eles, seriam dificilmente realizáveis. Outra aplicação fundamental, tanto para uso civil quanto militar, são as telecomunicações. As primeiras tentativas foram realizadas com satélites passivos, como o norte-americano Echo (1960), que nada mais era do que um balão de plástico e alumínio, de 30 metros de diâmetro, lançado numa órbita circular de baixa altitude.Dentro das telecomunicações encontram-se, igualmente, os satélites destinados à telefonia celular. Diversos projectos foram e estão sendo elaborados com este objectivo, como o Globalstar (48 satélites), o Spaceway, o Teledisc (840 satélites) e o falido Iridium (66 satélites). Mas como funciona um satélite? Por que ele, quando em órbita, não cai na Terra? Um satélite funciona através de sinais que são emitidos na sua direcção. Ao receber tais sinais ele amplifica-os, converte-os e reenvia-os através da cadeia emissora do satélite, cujos sinais são destinados a todas as estações que estejam a operar com o mesmo sinal radioeléctrico do satélite. Isaac Newton, cientista inglês mais conhecido como físico e matemático, pensou numa experiência que explica a razão pela qual os satélites não caem na Terra. Newton imaginou que com uma velocidade suficientemente elevada e desprezando a resistência do ar é possível colocar um projéctil em órbita como um satélite, por exemplo, de forma que o mesmo não caia na Terra.Formando:
Trabalho 2: Campanha de sensibilização
Como já vimos ao longo deste DR, os mass media são poderosos meios de disseminação de informação e conhecimento, que podem influenciar (positivamente ou negativamente) a opinião pública. Cabe a cada um de nó seleccionar, analisar e decidir quais as informações que consideramos úteis.
Com o objectivo de sensibilizar de forma positiva a população relativamente a hábitos de vida saudável que devemos adoptar no nosso quotidiano, propomos a realização de uma campanha de sensibilização.
A adopção de hábitos de vida saudáveis é essencial para a prevenção de doenças. Uma alimentação adequada, a prática regular de exercício físico e a abstinência tabágica e de alcool são hábitos de vida que todos devemos adoptar para proteger a nossa saúde. O nosso coração agradece, mas somos nós que vamos beneficiar de uma vida mais longa e com maior qualidade.
Assim, com este trabalho pretende-se apelar à criatividade dos formandos para a elaboração de uma campanha de sensibilização relacionada com um tema no âmbito da saúde. Para o efeito deve escolher a aplicação informática que considere mais pertinente.
Sugestões de temas:
Campanha de prevenção do tabagismo (malefícios do tabaco) – curiosidade: Dia 31 de Maio dia anti-tabagismo
Campanha de sensibilização sobre o alcoolismo
Campanha para fomentar uma alimentação saudável (nutrição/ obesidade infantil)
Campanha anti-drogas
Campanha de luta contra a SIDA
Campanha de sensibilização sobre os malefícios da automedicação
Sugestões para a escolha da aplicação:
• Pretende fazer um vídeo? Windows Movie Maker
• Pretende fazer um cartaz ou folhetos? Office Publisher
• Pretende fazer uma apresentação electrónica? Office PowerPoint
Sem comentários:
Enviar um comentário