sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O TELEMÓVEL

1- Leia atentamente o texto que se apresenta:

1. O telemóvel

As tecnologias de informação e comunicação entraram definitivamente nas nossas vidas. Estamos cada vez mais dependentes delas, tanto no contexto privado como no local de trabalho, de tal modo que seria impossível concebermos um mundo sem elas.

O telemóvel é, sem dúvida, uma das tecnologias de comunicação mais utilizadas. Se há cerca de uma década este dispositivo era dispensável, actualmente não conseguimos sair à rua sem ele.


Os telemóveis tornaram-se parte integrante do nosso quotidiano e, hoje em dia, é difícil concebermos o mundo sem eles. Se um indivíduo se perde, telefona a pedir indicações do caminho, em vez de perguntar a alguém na rua. Manifestações são convocadas através de SMS. O telemóvel é também agenda, lista de contactos, arquivo de ficheiros, walkman, rádio, despertador, consola de jogos, calculadora e relógio. O impacto dos telemóveis na sociedade actual é portanto inegável. No entanto, a natureza precisa desse impacto, assim como as suas implicações em termos de transformação da vida social, permanecem por identificar e analisar em profundidade.

Antes de 1991, Portugal vivia sem este tipo de dispositivo. Decorridos apenas 16 anos, o uso deste equipamento tornou-se banal e, nos dias que correm, é difícil encontrar alguém que não possua pelo menos um telemóvel.

Em consequência desta rápida massificação, o sector das telecomunicações tornou-se um dos que cresceu a um ritmo mais acelerado no âmbito da História da Tecnologia. Tão rápido, que torna-se por vezes difícil recordar como era organizado o nosso quotidiano antes dos telemóveis. Mas qual o motor deste crescimento? O que explica a adesão das massas a este dispositivo? Serão os telemóveis expressões da identidade, ferramentas, uma moda, ou uma combinação de todos estes elementos?





a) Elabore uma pequena reflexão sobre a importância que o telemóvel assume na sua vida quotidiana.



Nos dias de hoje o telemóvel é um acessório quase imprescindível. Desempenha várias tarefas muito importantes para o nosso dia a dia. Por exemplo:

 Acordamos com o seu despertador, Usamo-lo como agenda, lista de contactos, arquivo de ficheiros, leitor de música, rádio, consola de jogos, relógio etc.



2- Leia atentamente o texto que se segue:

Meio milhão de jovens portugueses tem telemóvel

Os dados do Barómetro de Telecomunicações da Marktest indicam que, no segundo trimestre deste ano, foram contabilizados mais de 7,5 mil utilizadores de telemóvel em Portugal, um valor que corresponde a 81,1 por cento dos residentes no país com 10 e mais anos.

De acordo com os resultados deste estudo realizado pelo Barómetro de Telecomunicações da Marktest, é entre os mais jovens que se assiste a uma taxa de penetração maior, com 97,2 por cento dos inquiridos com idades entre os 15 e os 24 anos a possuir telefones móveis, seguindo-se a faixa etária de 25/34, que registou 95,9 por cento de respostas afirmativas.

A popularidade destes aparelhos junto dos jovens com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos é igualmente elevada, registando-se uma taxa de penetração do produto de 88,3 por cento, o que corresponde a mais de meio milhão de pessoas.

Embora entre os 45 e os 54 anos a taxa comece a decrescer, é entre os inquiridos com mais de 64 anos que se regista uma menor utilização de telemóveis (45,5 por cento).

A classe social é um elemento a ter também em conta. Assim, 96, por cento das pessoas que utilizam telemóvel pertencem à classe média e média alta, e 57,7 por cento fazem parte da classe baixa.

O sexo e a região não são variáveis muito discriminantes, mas regista-se uma percentagem mais elevada entre os homens (85,8 por cento) e os residentes dos grandes centros urbanos: Lisboa com 87,4 por cento e Porto com 87 por cento.

Recorde-se que os números apurados pela empresa de estudos de mercado indicam respostas relativamente à utilização de telemóveis e não aos assinantes das operadoras, um valor apurado regularmente pela Anacom e que está bastante acima, com 11,7 milhões para uma taxa de penetração que ultrapassa os 110 por cento, face ao número de residentes em Portugal.

Fonte:

http://www.marktest.pt/produtos_servicos/Barometro/default.asp?c=1024&n=1593







a) De acordo com o texto anteriormente apresentado identifique justificando como por exemplo o poder económico, a idade, o sexo, entre outros factores levam a distintos usos sociais do telemóvel.



Como é normal, numa sociedade de consumo, quem tem maior poder económico é quem mais gasta. Portanto, a classe média alta é a classe com maior percentagem de utilização.

Os jovens entre os 15 e 24 anos são os mais curiosos e amantes das tecnologias, por isso possuem a maior percentagem de penetração neste mercado.

Relativamente ao sexo, é o sexo masculino que utiliza mais o telemóvel.





b) Actualmente recorre-se à expressão “sociedade do telemóvel”, para caracterizar as relações sociais existentes.

De acordo com a sua experiência de vida considera exagerada a expressão “sociedade do telemóvel”?

(Fundamente a sua resposta explorando as consequências positivas e negativas, nas relações e práticas sociais, do uso do telemóvel)



Não consideramos exagerada a expressão “sociedade do telemóvel”. Este pequeno aparelho tem vindo a alterar os nossos hábitos com as suas múltiplas funcionalidades, com consequências positivas e negativas.



As consequências positivas são:

 Rapidez e qualidade de serviços, enriquecimento do aumento das acções educativas, contribuição ao desenvolvimento da intuição, flexibilidade mental, adaptação a ritmos diferentes.

As consequências negativas são:

 Comunicação através de identidades falsas, aumentos do desemprego, criminalidade através de organizações em grupo, pedofilia, etc.





c) De acordo com a sua opinião, reflicta e justifique se estamos a construir uma sociedade mais aberta ou mais fechada.



Na nossa opinião estamos a construir uma sociedade mais aberta. Conseguimos facilmente ter acesso a diversos serviços e é possível contactar qualquer pessoa a qualquer distância.



3. Já reparou na evolução que os telemóveis têm sofrido ao longo dos tempos?

A Evolução dos telemóveis…

Mais de 1,7 milhões utilizam telemóvel 3G

São 1.745 milhões os portugueses que já utilizam um telemóvel de terceira geração, que permite realizar video-chamadas, de acordo com os resultados do trimestre móvel de Abril de 2007 do Barómetro de Telecomunicações.

Este número representa 22.1% do total de residentes em Portugal com 10 e mais anos que possuem telemóvel e tem revelado uma tendência de crescimento ao longo do último ano. Mais de 2 milhões, 2 368 mil indivíduos, utiliza um aparelho que, não sendo de 3G, permite aceder ao Portal do seu operador (30.0%) e 44.4% outros tipos de telemóvel.

A penetração de telemóvel 3G é maior junto dos jovens entre os 15 e 24 anos, 38.8% dos que possuem telemóvel nesta faixa etária utilizam mais o de 3G e entre os jovens dos 25 aos 34 anos, 27.9%. No Litoral Norte e na Grande Lisboa também se regista penetração do produto acima da média, respectivamente com 23.6% e 23.5%. Por classes sociais, é na média que o telemóvel 3G é mais utilizado, por 28.3% dos possuidores de telemóvel desta classe social.



3.5G de telemóveis já chegou aos Açores



Depois dos telemóveis de terceira geração, as operadoras de telecomunicações móveis apresentam a rede 3.5G. De entre as principais vantagens deste serviço está o acesso à internet a uma velocidade de transmissão que varia entre os 1.8Mbps e os 3.6Mbps, cerca de quatro a cinco vezes mais que a velocidade da 3G. Na Região, a operadora que disponibiliza este serviço é a TMN. A rede 3.5G já pode ser utilizada em vários locais, nomeadamente nas cidades de Ponta Delgada, Ribeira Grande, Angra do Heroísmo, Praia da Vitória e Horta. A TMN é líder do mercado açoriano com 60% de quota.





a) Grande parte das vezes adquirimos um determinado equipamento sem pensarmos como é constituído e como funciona, os telemóveis não são excepção, independentemente da sua marca, modelo e preço todos eles apresentam componentes comuns.

Identifique os componentes principais de um telemóvel.







Os principais componentes de um telemóvel são:

─ Antena, microfone, colunas de som, bateria, ecrã, teclado, câmara, cartões de memória, etc.





b) Como é de conhecimento geral, os telemóveis foram evoluindo ao longo dos tempos não só em tamanho, design, bem como, em termos de tecnologia associada. Actualmente fala-se muito sobre a terceira geração dos telemóveis, os denominados 3G. Para além desta tecnologia existem outras associadas ao funcionamento do telemóvel, tais como GSM (2 G) e GPRS (2,5G).

Faça uma pesquisa onde identifique as potencialidades e as limitações das tecnologias referenciadas.

Para orientar esta pesquisa preencha o quadro que se apresenta:



Evolução tecnológica dos telemóveis Potencialidades

(vantagens) Limitações

(desvantagens)



GSM

2 G

Roaming digital

Mensagens de texto

Rede menos avançada que a concorrência

Tempo de acesso elevado

Custo elevado



GPRS

2,5 G

Transferência por pacotes (dados)

Internet de alta velocidade



A velocidade de transferência pode variar muito





UMTS

3 G

Acesso a Internet com mais velocidade

Envio e recepção de imagens

Fazer descargas via Internet Sobrecarga dos aparelhos de mão

Ligar de UTMS para GSM e vice versa

















4-Já alguma vez pensou como se estabelecem as ligações entre os telemóveis?



Como funcionam os telemóveis?

Os telemóveis são emissores-receptores de rádio de baixa potência, que funcionam mediante a propagação de ondas electromagnéticas. Quando o utilizador faz uma chamada, é transmitida informação do telemóvel para a estação base mais próxima, que reencaminha a chamada pela rede móvel até esta chegar ao seu destinatário. O processo inverso acontece quando o utilizador recebe uma chamada.

Características da radiação electromagnética:

Fontes naturais e fontes artificiais

A radiação electromagnética ocorre naturalmente no Universo e, como tal, sempre esteve presente na Terra. O nosso Sol, por exemplo, é a fonte (natural) de radiação electromagnética mais intensa a que estamos expostos. Por outro lado, o crescimento tecnológico, as mudanças no comportamento social e nos hábitos de trabalho - próprios de uma sociedade em evolução - criaram um ambiente crescentemente exposto a outras fontes de radiação electromagnética. Estas fontes foram criadas artificialmente pelo homem e são, por exemplo, as antenas dos sistemas de telecomunicações, as linhas de alta tensão, os aparelhos eléctricos, etc.

Assim, a luz visível, os raios X, as vulgarmente chamadas “ondas de rádio” e as microondas são formas possíveis de radiação electromagnética, correspondendo à propagação de energia pelo espaço a velocidades da ordem de 300 000 km/s, sem necessidade de suporte físico.

Características das ondas electromagnéticas

Existem características particulares das ondas electromagnéticas que determinam as suas propriedades e aplicações. As características essenciais são:

Comprimento de onda;

Frequência de onda;

Período de onda;

Velocidade de propagação;



















a) Tendo em conta os termos físicos anteriormente referenciados, complete o seguinte quadro definindo-os e caracterizando-os:



Velocidade de propagação Rapidez com a qual um corpo altera a sua posição.

Características das ondas electromagnéticas

Definição / Caracterização

Comprimento da onda Distância entre os picos da onda.



Frequência da onda Corresponde ao número de vezes que um ciclo é percorrido por uma unidade de tempo.

Período da onda Tempo que um ciclo demora a ser percorrido.

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